21 agosto 2011

18 agosto 2011

17 agosto 2011

Hotel Espacial

A empresa russa Orbital Technologies revelou planos para criar o que chama de "hotel espacial" para hospedar turistas na órbita da Terra. O objetivo é até 2016 construir, lançar e operar a Commercial Space Station (CSS, na sigla em inglês), uma estação para acomodar turistas espaciais. Estimativas iniciais calculam que o preço de uma estadia de cinco dias seria por volta de R$ 260 mil. Até hoje, cerca de 500 pessoas foram mandadas ao espaço. Com exceção de alguns poucos milionários, todos foram astronautas ou cosmonautas treinados. A CSS deve orbitar a 330 km de altura e ser acessível por meio de foguetes russos Soyuz. A estação terá espaço para sete convidados em quatro cabines em seus quase 20 metros cúbicos. Os hóspedes vão poder escolher entre camas verticais ou horizontais, para fazer uso da falta de gravidade. Os chuveiros vão ser totalmente vedados para evitar o vazamento de água. Eles vão poder apreciar a vista através das amplas janelas. As refeições na CSS devem ser preparadas de acordo com o gosto dos clientes, por chefs famosos. A Orbital Technologies é uma afiliada da RSC Energia, a principal empresa contratada para operar a Estação Espacial Internacional e a operadora de todas as estações espaciais soviéticas e russas.

16 agosto 2011

Sussurrantes

Uma bióloga da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, descobriu nas ilhas Scilly, a oeste do País de Gales, uma espécie de morcego considerada "perdida". Fiona Mathews encontrou um exemplar do morcego-pipistrela, uma fêmea grávida - a primeira da espécie encontrada na ilha nos últimos 40 anos. "Ficamos surpresos e felizes ao encontrar este morcego marrom de orelhas compridas, e particularmente animados com o fato de que é uma fêmea esperando um filhote, pois sugere que existe uma colônia se reproduzindo", afirmou a bióloga.
Morcegos da espécia tinham sido vistos pela última vez nas ilhas Scilly na década de 60. Conhecidos também como "morcegos sussurrantes", estes animais usam suas orelhas longas para captar sons de lagartas e outros insetos dos quais se alimentam. Devido ao fato de voarem apenas quando está muito escuro, e de os sons que emitem serem baixos demais para serem captados por aparelhos, estes morcegos são praticamente impossíveis de serem detectados por métodos tradicionais de pesquisa. E a espécie vive em áreas de florestas, que são escassas nas ilhas Scilly.
Mathews conta que a fêmea foi encontrada em um "velho pinheiro Monterey, plantado na costa para proteção contra o vento, e se alimentando em uma longa avenida de olmos". "Agora que sabemos que os morcegos estão lá, organizações conservacionistas locais podem começar a melhorar o habitat para eles", diz Mathews. Ela afirma que será preciso adotar medidas como o plantio de árvores que atraiam insetos noturnos e a restrição da iluminação em algumas áreas das ilhas.
Segundo Mathews, as autoridades das ilhas precisam fornecer locais apropriados para reprodução dos animais. "Pelo fato de não construírem ninhos, as mães precisam encontrar lugares que vão manter seus filhotes quentes durante a noite, enquanto os adultos vão se alimentar. Eles podem usar sótãos (em casas) ou caixas, além de buracos em árvores".
A bióloga lembra que a última colônia destes morcegos desapareceu devido à intervenção humana em seu habitat. "A última colônia conhecida nas ilhas Scilly desapareceu quando o local onde eles ficavam, em um prédio, desapareceu e agora nós temos uma chance de reverter o destino (dos morcegos)", afirmou.

14 agosto 2011

Lilinho e Tininho

Feliz Dia dos Pais!
Eu Nao Sou Cachorro Não
Composição: Waldick Soriano
Eu não sou cachorro, não
Pra viver tão humilhado
Eu não sou cachorro, não
Para ser tão desprezado
Tu não sabes compreender
Quem te ama, quem te adora
Tu só sabes maltratar-me
E por isso eu vou embora
A pior coisa do mundo
É amar sendo enganado
Quem despreza um grande amor
Não merece ser feliz, nem tão pouco ser amado
Tu devias compreender
Que por ti, tenho paixão
Pelo nosso amor, pelo amor de Deus
Eu não sou cachorro, não

11 agosto 2011

ACJ-318

A companhia francesa Airbus quer ampliar as vendas de jatos executivos no Brasil, de olho no novo mercado de bilionários, disse o vice-presidente mundial de vendas de jatos executivos da marca, Francois Chazelle. Nesta semana, a empresa trouxe pela primeira vez ao país o jato coorporativo ACJ318, para a 8ª Conferência Anual Latino Americana de Negócios para a Aviação (Labace). A feira vai até sábado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O preço da aeronave é estimado em US$ 65 milhões.
Segundo levantamento da revista americana Forbes, divulgado em março deste ano, o número de bilionários no Brasil passou de 18 para 31 - um crescimento de 66,7% em um ano. "A economia brasileira cresce cada vez mais rápido e o mercado de bilionários está em amplo crescimento. A Airbus acompanha essa mudança há alguns anos e veio mostrar esse novo produto", comentou Chazelle. O outro modelo da companhia, o ACJ319, com dimensões maiores, foi comprado pelo governo federal em 2005, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atualmente está a disposição da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a assessoria de imprensa da Airbus, o modelo apresentado na feira não tem concorrentes diretos, já que é maior que os jatos da Embraer ou da Bombardier.

10 agosto 2011

Hang Son Doong

O fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado. Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 km da capital, Hanoi. Peter acompanhou uma equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, que descobriu a entrada do local em 2009. A caverna já havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã. As novas expedições mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 km e chega a 140 m de altura em algumas partes. Por causa da descoberta, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 km de comprimento e 91 m de altura. Peter, que é explorador há 35 anos, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna. "Visitei tantas cavernas que perdi a conta, mas esta é certamente uma das mais únicas e incomuns que já vi", disse o fotógrafo.

09 agosto 2011

Drible da Vaca

Improvável que uma vaca fosse capaz de fazer a jogada em que o atleta lança a bola por um lado do adversário e a alcança correndo pelo outro lado (o mesmo que a meia-lua). A expressão "drible da vaca" teve origem na prática do futebol em campos improvisados, nos potreiros do interior, nas fazendas, em plenas pastagens de gado. Era comum, durante a partida, um desses animais atravessar pelo meio do espaço onde se realizava o jogo. Diante dessa situação, além de driblar o seu oponente, o atleta tinha que se livrar da vaca. Para tanto, jogava a bola para um lado do animal e corria para o outro, lá adiante, para alcançá-la e dar continuidade à sua trajetória. Se a vaca fosse dócil e mansa, tudo bem; caso contrário, se ela não concordasse com o drible e ameaçasse usar os chifres ou patas, o mais prudente era interromper o jogo por alguns minutos e esperar que ela mesma se afastasse para além dos limites das quatro linhas.

07 agosto 2011

Veículo Aéreo

Um pesquisador japonês inventou um veículo aéreo de observação esférico que pode sobrevoar ruas estreitas, pairar, decolar na vertical e quicar como uma bola. Preto e do tamanho de uma bola de praia, o dispositivo, controlado à distância, pode transmitir ao vivo imagens feitas por uma câmera de vídeo, capaz de realizar espionagem. Segundo seu criador, no futuro ele poderá ser usado como um veículo de perseguição, com capacidade de voar sobre os carros ou espionar um alvo por uma janela. O pesquisador também espera que o dispositivo possa ajudar em operações pacíficas, como busca e resgate em áreas de desastre, onde ele poderia voar por entre prédios e até percorrer escadas. Ele é impulsionado por uma hélice protegida por um escudo esférico com aberturas largas para a circulação do ar, o que significa que um choque contra um muro ou uma queda não irão danificá-lo. As pesquisas para aperfeiçoar o dispositivo continuam. "Este é o primeiro veículo aéreo esférico do mundo", afirmou Fumiyuki Sato, engenheiro do Instituto de Pesquisa Técnica e Desenvolvimento do Ministério da Defesa, em Tóquio. O modelo mais recente, o sétimo protótipo, pode atingir uma velocidade de até 60km/h. O pesquisador diz que todos os componentes do dispositivo podem ser encontrados em lojas de eletrônicos de Tóquio ou na Internet, a um custo total de 1,4 mil dólares. O veículo pesa 350 gramas e tem um diâmetro de 42 centímetros.
Ainda há obstáculos a serem superados até que o dispositivo possa sobrevoar as ruas, entre eles a inclusão da função de piloto automático e a descoberta de uma forma de driblar a turbulência e condições climáticas desfavoráveis. Por enquanto, ele não pode ser usado fora do campo de visão de seu controlador.

01 agosto 2011

Crocante

Gaiatice de dois senhores de meia idade na banca de jornal:
- Levantou os braços, mexeu o joelho, virou o pescoço… tudo fez ‘croc’?
- Você não está velho, está crocante!!