18 dezembro 2010

Sussuarana

Um puma de aproximadamente 5 meses foi apreendido nesta sexta-feira na cidade de Taciba pela equipe do 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente (SP). Os policiais descobriram o animal após receberem a denúncia de que uma onça era criada em cativeiro em uma residência na rua Orozino Pereira, no Jardim Bela Vista.
Uma patrulha foi enviada para investigar a denúncia e descobriram se tratar de uma sussuarana parda (Puma concolor) macho, já com sinais de domesticação, isto é, acostumado à presença humana.
Por ser um animal silvestre e de espécie ameaçada de extinção, o puma só poderia ser mantido com autorização do Ibama. O responsável pelo cativeiro do animal foi autuado em R$ 5.000,00.
O felino foi apreendido e encaminhado para a Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS) da cidade de Assis (SP). A associação presta auxílio a entidades dedicadas à pesquisa, fiscalização e preservação das espécies animais e vegetais silvestres. O animal foi submetido a exames e deverá ser acompanhado por profissionais até ter condições de ser solto em seu habitat natural.