A mente adormecida pode não parecer um instrumento apto para qualquer pensamento crítico, mas os seres humanos podem resolver problemas durante o sono, diz estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e publicado no site Live Science. E a pesquisa vai mais além; ela afirma que o propósito do sonho pode ser o de nos ajudar a encontrar soluções para os enigmas que nos afligem durante o dia.
"Os sonhos têm natureza altamente visual e muitas vezes ilógica, o que os torna maduros para o tipo de pensamento que a resolução de problemas exige", afirma a psicóloga e pesquisadora Deirdre Barrett.
A teoria dos sonhos de Barrett, apresentada na reunião da Associação para a Ciência da Psicologia em junho, afirma que sonhar é realmente pensar, mas em um estado um pouco diferente de quando nossos olhos estão abertos. Porque, segundo ela, o sonho é apenas um mistério da mente.
"Seja qual for o estado em que estamos, ainda estamos trabalhando com os mesmos problemas", disse Barrett. Embora os sonhos possam ter inicialmente evoluido para uma finalidade diferente, eles provavelmente foram aperfeiçoados ao longo do tempo, para que possam servir a um dever duplo: ajudar a "reiniciar" o próprio cérebro e resolver problemas.