O Zoológico da cidade de Saint Louis, no Estados de Missouri, nos Estados Unidos, divulgou o nascimento de um bebê rinoceronte negro, o que é considerado um acontecimento raro para esta espécie em perigo. O filhote, de 55 quilos, é um "pequeno macho bem alimentado e cercado de cuidados por sua mãe", segundo comunicado do estabelecimento, divulgado nesta quarta-feira.
Os rinocerontes negros quase foram extintos entre 1970 e 1992. Graças à luta contra a caça, sua população em estado selvagem, na África, passou de 2,3 mil indivíduos, em 1993, a 4.240, hoje, segundo a Fundação Internacional dos Rinocerontes.
O zoológico de Saint Louis faz parte das 37 instituições da América do Norte que tentam a reprodução de rinocerontes negros em cativeiro. Não houve nenhum nascido em 20 anos.
Agora, foi aberto o processo de escolha de um nome para o animal - a mãe chama-se Kati Rain e o pai, Ajabu, os dois com seis anos de idade. Chegaram a Saint Louis em 2007 vindos do Kansas e da Califórnia. A mãe e o bebê, nascido no dia 14 de janeiro, estão num local aquecido e só poderão sair quando a temperatura estiver mais clemente.