O MP4-12C Cam-Am não será a única atração da
McLaren durante o Pebble Beach Concours, que será realizado no próximo domingo,
na Califórnia (EUA). A marca inglesa mostrará no evento, pela primeira vez, o
X-1, carro criado exclusivamente para um cliente especial da empresa.
“Um dos nossos clientes, que já é
proprietário de um McLaren F1, um Mercedes-Benz SLR McLaren e um MP4-12C,
queria um carro único. A conversa começou há três anos, com nosso CEO, Ron
Dennis. Ele queria um esportivo com a capacidade do MP4-12C, mas envolvido numa
carroceria única, que refletisse suas necessidades e sua personalidade”,
explica Paul MacKenzie, diretor da McLaren Special Operations, divisão
responsável por projetos customizados da marca. “A característica-chave que o
cliente desejava era uma elegância clássica e atemporal, que foi um grande
desafio”, completa Frank Stephenson, diretor de design da MSO.
Segundo os executivos, a inspiração veio de automóveis como Citroën SM (1971), Mercedes-Benz 540k (1939), Chrysler D'Elegance Ghia (1953) e Facel Vega (1961), além da arquitetura do museu Guggenheim (NovaYork) e até de um piano.
Segundo os executivos, a inspiração veio de automóveis como Citroën SM (1971), Mercedes-Benz 540k (1939), Chrysler D'Elegance Ghia (1953) e Facel Vega (1961), além da arquitetura do museu Guggenheim (NovaYork) e até de um piano.
O X-1 é construído sobre a Monocell,
estrutura de fibra de carbono criada para o MP4-12C, que também empresta seu
motor V8 biturbo, de 625 cv. No restante, como rodas e faróis, o X-1 tem
componentes exclusivos. Destaque para as portas que abrem para cima.
Quanto às medidas, o modelo é 11 cm mais
comprido e 19 cm mais largo que o MP4-12C, chegando a 4,66 m de comprimento e
2,01 m de largura. O peso de 1.400 kg equivale ao do esportivo de linha da
McLaren.