28 outubro 2010

27 outubro 2010

Tenebroso Inverno


Com a aproximação do inverno, os índios foram ao cacique perguntar:
- Chefe, será que teremos um inverno rigoroso ou será ameno?
O chefe, vivendo tempos modernos, não tinha aprendido os segredos de meteorologia como seus ancestrais. Mas claro, não podia mostrar insegurança ou dúvida. Por algum tempo olhou para o céu, estendeu as mãos para sentir os ventos e em tom sereno e firme disse:
- Teremos um inverno muito forte... é bom ir colhendo muita lenha!
No dia seguinte, preocupado com o chute, foi ao telefone e ligou para o Serviço Nacional de Meteorologia e ouviu a resposta:
- Sim, o inverno deste ano será muito frio!
Sentindo-se mais seguro, dirigiu-se a seu povo novamente:
- É melhor recolhermos muita lenha... teremos um inverno rigoroso!
Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Meteorológico e ouviu a confirmação:
- Sim... este ano o inverno será rigoroso!
Voltou ao povo e disse:
- Teremos um inverno muito rigoroso. Recolham todo pedaço de lenha que encontrarem, teremos que aproveitar os gravetos também.
Uma semana depois, ainda não satisfeito, ligou para o Serviço Meteorológico outra vez:
- Tem certeza de que teremos um inverno tão forte?
- Sim. Este ano teremos um frio intenso, nós temos certeza.
- Como tem tanta certeza?
- É que os índios estão recolhendo lenha pra caramba este ano...

26 outubro 2010

Trem-bala

A China inaugurou oficialmente nesta terça-feira o trem-bala que liga as cidades de Xangai e Hangzhou, um percurso de 202 km que é parte da maior onda de obras ferroviárias já vista no mundo. O trem atingiu uma velocidade máxima de 356 km/h, o que reduz o tempo da viagem entre as duas cidades, no delta do rio Iangtsé, de 80 para 45 minutos. O novo trecho eleva a malha ferroviária chinesa de alta velocidade para um total de 7.431 km - a maior do mundo, mais do que o triplo da que existe no Japão. Até 2012, a China pretende construir 13 mil quilômetros de ferrovias velozes, o que supera todo o resto do mundo junto.
Segundo os planos do governo, até 2020 a rede deve atender mais de 90% da população. O custo total seria de 2 trilhões de iuans (US$ 300 bilhões). Isso inclui um trem expresso ligando Pequim a Xangai.

21 outubro 2010

Rapadura

QUANDO SE TEM DOUTORADO:
O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente a provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera. No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.
QUANDO SE TEM MESTRADO:
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO:
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.
QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO:
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.
QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL:
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO:
Rapadura é doce, mas não é mole, não!!!

20 outubro 2010

Carro Elétrico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dirigentes da japonesa Mitsubishi nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, e conheceu um novo veículo produzido pela montadora, que deve começar a ser fabricado no Brasil até 2013. O carro elétrico de nome i-MiEv foi apresentado ao presidente nesta terça. O veículo, baseado em um modelo à gasolina de 660 cilindradas, terá autonomia de 160 km, pode atingir até 130 km/h e acomodar até quatro pessoas. Segundo a montadora, o tempo de recarga das baterias do automóvel dura cerca de sete horas. A fábrica da Mitsubishi onde o i-MiEv deve ser produzido no Brasil é localizada em Catalão (GO), com capacidade de produção de 48 mil veículos por ano, e deve gerar cerca de 3.200 empregos diretos.
12

16 outubro 2010

Teleférico

As principais autoridades da Armênia inauguraram neste sábado, perante mais de 700 convidados, na região de Syunik (sudeste do país), o teleférico mais longo do mundo, que cobre uma distância de 5,7 km. O teleférico une a aldeia de Alidzor com o mosteiro Tatiev, construído no século IX, e situado a cerca de 280 km da capital, Yerevan.
A cerimônia teve participação do presidente armênio, Serge Sargsian, do primeiro-ministro do país, Tigran Sarkisian, e do patriarca da Igreja Apostólica da Armênia Katolikós Garegin II, assim como Bako Saakian, o líder de Nagorno Karabakh, enclave armênio em território do Azerbaijão. Os primeiros passageiros do teleférico foram o chefe do Estado armênio, Garegin II, e crianças de sete aldeias da região.
O trajeto até o mosteiro, que percorre a garganta do rio Vorotan e cujo ponto mais alto está a 330 m, pode ser cumprido de teleférico em 11 minutos e 25 segundos, contra 45 minutos necessários por terra. A construção do teleférico, que teve investimento de US$ 13 milhões, começou há onze meses, e faz parte do programa "Renascimento de Tatiev", destinado a transformar esta região em um grande centro turístico.

14 outubro 2010

Monoglota Polinível

Um político que estava em plena campanha chegou a uma cidadezinha, subiu em um caixote e começou seu discurso:
- Compatriotas, companheiros, amigos! Nos encontramos aqui convocados, reunidos ou ajuntados para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto o qual é transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou ajunta, é minha postulação, aspiração ou candidatura à Prefeitura deste Município.
De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Escuta aqui, porque o senhor utiliza sempre três palavras para dizer a mesma coisa?
- Ah, responde o candidato, pois veja, meu senhor: A primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto como poetas, escritores, filósofos, etc. A segunda é para pessoas com um nível cultural médio como o senhor e a maioria dos que estão aqui. E a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como o bêbado ali jogado na esquina.
De imediato, o bêbado se levanta cambaleando e responde:
- Senhor postulante, aspirante ou candidato.
(hic). O fato, circunstância ou razão de que me encontre em um estado etílico, bêbado ou mamado... (hic) não implica, significa, ou quer dizer que meu nível cultural seja ínfimo, baixo ou ralé mesmo. (hic). E com todo o respeito, estima ou carinho que o senhor merece... (hic), pode ir agrupando, reunindo ou ajuntando... (hic), seus pertences, coisas ou bagulhos... (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir-se diretinho à sua genitora, mãe biológica ou puta que o pariu!

11 outubro 2010

Conexão no Ar

A Singapore Airlines declarou que poderá oferecer acesso à internet e serviço de telefonia móvel a 10,6 mil metros de altura já em 2011. Segundo a empresa, os passageiros poderão enviar mensagens pelos celulares durante os voos, acessar e-mails e até fazer chamadas de voz. A companhia será a primeira da Ásia a oferecer esse tipo de serviço. A novidade será implementada progressivamente nos voos com o Airbus A380, o Airbus A340-500 e com o Boeing 777-300ER.

08 outubro 2010

Omeletão

Um grupo de 60 cozinheiros turcos se reuniu nesta sexta-feira, em Ancara, para cozinhar uma omelete gigante. O objetivo era registrar o prato no Guinness World Records, o livro dos recordes, como a maior omelete do mundo. Foram utilizados 110 mil ovos e 432 litros de óleo, de acordo com a agência Reuters.
A tentativa foi organizada por uma agência de turismo em comemoração pelo Dia Mundial do Ovo, comemorado em 8 de outubro, segundo o site do Guinness World Records.
Ao todo, 6 toneladas em ingredientes foram fornecidas pela Associação de Produtores de Ovos da Turquia e por uma indústria de processamento de ovos, que patrocinaram o evento. Dez chefes de cozinha e 50 cozinheiros e estudantes de gastronomia trabalharam na produção da omelete gigante.
O atual recorde de maior omelete foi registrado em 9 de outubro de 2009, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O prato pesava 3,625 toneladas.

06 outubro 2010

Marina Morena

Nem nos bons tempos do Rubinho Barrichello se viu nada igual: nunca antes na história deste País um terceiro lugar foi tão comemorado pelos brasileiros. Marina Silva conseguiu a proeza de sair vencedora de uma competição que vai ainda ser decidida pelos seus principais adversários. E pensar que, há menos de 1 mês, o nadador César Cielo chorou de vergonha ao receber uma medalha de bronze nos 100 m livre.
A ideia de “perder ganhando”, mote da candidata do PV, se consagra, assim, como a grande novidade da corrida presidencial até aqui. O “efeito Marina” é contagiante: José Serra comemorou o segundo lugar mais intensamente que Dilma Rousseff. A candidata do governo “ganhou perdendo” o primeiro turno. Terceirizaram a vitória!
Mas, antes que a torcida mineira comece a comemorar a situação do Cruzeiro na tabela do Brasileirão, é bom lembrar que nem todo terceiro colocado está em festa. Netinho de Paula, como se sabe, “perdeu perdendo” mesmo. O próprio Gabriel Chalita, terceiro mais votado para deputado federal, não tem comemorado muito o posto pra não chamar atenção para o fato de que, à sua frente, estão Garotinho e Tiririca. Bom lugar, convenhamos, não é!
.
Texto de Tutty Vasques no jornal O Estado de São Paulo.

03 outubro 2010

Girafas

O Centro de Girafas de Langata, no Quênia, divulgou nesta sexta-feira a imagem de Girafas-Rotschild, espécie ameaçada de extinção, fotografada no dia 15 de setembro. O Centro, localizado a cerca de 5 km de Nairóbi, capital do país, foi fundado pelos ecologistas americanos Jock Melville e Betty Leslie-Melvillee em 1979 com o objetivo de proteger as girafas da espécie. Existem cerca de 500 girafas-Rotschild no mundo. Quem visita o Centro pode interagir com os animais.

01 outubro 2010

Masdar City

Um projeto arquitetônico grandioso promete transformar as dunas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no modelo de cidade do futuro. Batizada de Masdar City, a construção tem a sustentabilidade como foco e promete ser isenta de emissões de CO2. Para isso, contará com tudo que o conhecimento humano e o dinheiro dos maiores petroleiros árabes podem conseguir, como tecnologia de ponta e investimento da casa dos US$ 22 bilhões.
Segundo o responsável pelo projeto, o renomado arquiteto inglês Norman Foster, o resultado de tanto empenho será uma cidade com matriz energética 100% renovável, uso exclusivo de transporte público, refrigeração natural dos edifícios e ruas da cidade baseada na arquitetura árabe tradicional, e até documentação dos habitantes totalmente digital para evitar o uso de papel.
Por ironia ou não, o projeto, resultado de uma parceria do governo local com os sultões do "ouro negro" dos Emirados Árabes, visa ser um modelo que ajude a preparar o país para a era pós-petróleo, na qual o mundo terá que se adaptar em todas as esferas de produção e consumo.
Mas será que a cidade ultra-sustentável será mesmo um modelo possível de ser reaplicado em todo o mundo? Para o crítico em arquitetura do jornal New York Times, Nicolai Ouroussoff, o projeto não passa de uma "Disneylândia" verde. Em um artigo publicado no jornal de domingo, 26 de setembro, Ouroussoff falou sobre as impressões de sua visita ao projeto, que já está pronto para receber os primeiros moradores.
Para Ouroussoff, a cidade não é apenas uma miragem futurista e tem muitos pontos positivos, como a integração entre tecnologias de última geração e o design antigo das cidades árabes, inserida em uma sociedade que convive com o tradicional e o moderno diariamente. "Uma visão que, a princípio, transborda esperança", afirma.
Mas basta ser analisado mais profundamente para que o projeto comece a revelar seus pontos fracos. Segundo a questão levantada por Ouroussoff, a aparente "sustentabilidade" de Masdar City pode estar fadada a permanecer presa na areias de Abu Dhabi, e inacessível ao resto da humanidade. "O projeto reflete uma mentalidade de condomínios fechados que tem se espalhado pelo mundo como um câncer durante décadas. Sua pureza utópica e seu isolamento da vida das cidades reais estão fundamentados na crença, ao que me parece aceita pela maioria das pessoas hoje, de que a única maneira de criar uma comunidade verdadeiramente harmoniosa, verde ou não, é isolando-a do mundo em geral".
Para o colunista ambiental da revista TIME, Bryan Walsh, se Masdar só puder ser sustentável caso permaneça isolada do resto do mundo, nunca será mais do que uma "experiência agradável". Ele lembrou que mais de metade da população mundial, cerca de 3,3 bilhões, vive em cidades - um número que deverá subir para cerca de cinco bilhões até 2030.
Além disso, a maioria dessas pessoas estará vivendo em megacidades de países pobres ou em rápido desenvolvimento, como Lagos ou Karachi, onde é difícil imaginar o tipo de controle social que existe em Masdar.
Ainda que afirme saber que a visão de Foster não seja essa, Ouroussoff defende que a cidade árabe é uma representação de um fenômeno global que tem divido o mundo em guetos, onde questões como a sustentabilidade pouco importa. Para ele, essa tendência surgiu na década de 1970, quando a noção de que um planejamento pensativo poderia melhorar a vida de pessoas em todo o mundo.
"Com isso, as classes rica e média instruída tem encontrado cada vez mais conforto em se isolar em uma variedade de mini-utopias. Isso levou não apenas à proliferação de condomínio fechados suburbanos, como também à transformação dos centros de cidades como Paris e Nova York em parque de diversões para turistas e ricos. Masdar é a culminação desta tendência: uma sociedade auto-suficiente, levantada sob um pedestal e fora do alcance da maioria dos cidadãos do mundo."