Ouvir música alta em fones de ouvido tem cada vez mais causado problemas auditivos em jovens. O coordenador do setor de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Shiro Tomita, revelou que, nos últimos dois anos, aumentou em 10% o número de adolescentes atendidos na unidade, que recebe, por mês, cerca de mil pacientes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso de aparelhos eletrônicos como Mp3 e Ipods. "Ouvir som muito alto pode causar tontura, zumbido, sensação de ouvido tapado. Dependendo do volume e do tempo em que vem sendo utilizado o aparelho, se for muito prolongado, pode ocasionar lesões irreversíveis, como perda de audição", alerta o profissional. O médico ressalta que, para evitar problemas, MP3 e IPods devem ser usados somente por uma hora ao dia e o volume não pode ultrapassar 60 decibéis, metade da capacidade total dos aparelhos atuais. Ele lembra que é importante ter cuidado com a progressão da surdez em jovens. Segundo o médico, normalmente eles não percebem as alterações. "Isso acontece com crianças também. Os pais acham que elas são distraídas, que não entendem o que eles falam. Isso pode ser causado por problemas auditivos", explica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 35% das perdas de audição são creditadas à exposição a sons intensos, em ambientes profissional ou em lazer.
z