25 junho 2010

Pequena Charlotte

A jovem Charlotte Garside adora brincar com suas bonecas como qualquer outra menina de dois anos. Mas com apenas 58 cm de altura ela é muito menor que vários de seus brinquedos. A menina que vive com sua família em uma pequena cidade perto de Hull (Reino Unido), sofre de nanismo primordial, uma condição rara do nanismo que afeta somente 100 pessoas em todo o mundo. Segundo os médicos a altura que ela tem hoje (58cm) é equivalente a metade do que ela deverá ter na fase adulta.
Para Emma Newman, a mãe da menina, uma das coisas mais difíceis é lidar com a forma como as pessoas olham para Charlotte. "Fico irritada quando ficam olhando para ela. Ao invés de cochicharem, elas poderiam vir até nós e perguntar sobre o que minha filha tem", explicou. Depois de procurar por ajuda, Emma conheceu a Fundação dos Gigantes durante um evento que a entidade promove para as pessoas que sofrem de nanismo primordial.
"A Fundação foi uma das melhores coisas que já aconteceu na vida de Charlotte. Eles deram a ela muita atenção e foi bom conhecer pessoas que estão na mesma situação", disse Emma. A menina, que precisará de uma cirurgia no tendão de Aquiles para poder andar, já está engatinhando. "Agora ela já vai para uma creche e se Deus quiser irá para uma escola regular em poucos anos", afirmou Emma, novamente ressaltando a importância da Fundação.