A Barragem de Mirorós, localizada no sertão da Bahia entre os municípios de Ibipeba e Gentio do Ouro e que atende 12 municípios da Grande Irecê, além de um grande perímetro irrigado de pequenos produtores, está agonizante.
Em 2009, a barragem já estava com apenas 25% de sua capacidade e o Governo do Estado resolveu fazer uma grande adutora para recolher água do São Francisco. Só que até hoje a adutora continua a meio caminho. Disputas políticas entre o governo federal e o estadual inibiram a construção de uma adutora que desafogaria a barragem, levando água do São Francisco direto para o abastecimento humano em Irecê. Entre os protagonistas dessa peleja, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Infraestrutura, e o governador Jaques Wagner. A adutora estaria projetada para 650 litros por segundo, quando a demanda hoje já estaria acima de 1.000 l/s.
Os poços artesianos da região fornecem água salobra, imprópria para o consumo humano, animal e irrigação. Se não chover muito, os chapadeiros vão passar sede e perder seus cultivos ainda neste verão.


