05 agosto 2014

Capitalismo

O Capitalismo no mundo:
Capitalismo ideal: você tem duas vacas, vende uma, compra um touro e multiplica o rebanho, vende o rebanho, se aposenta e vive de renda!
Capitalismo americano: você tem duas vacas, vende uma, força a outra produzir leite por quatro e fica espantado quanto ela morre!
Capitalismo francês: você tem duas vacas e faz greve porque você teria direito a três!
Capitalismo japonês: você tem duas vacas, faz enxerto nas duas para que produza vinte vezes mais leite e depois faz um game chamado vaquemon e vende para o mundo todo!
Capitalismo inglês: você tem duas vacas, mas as duas são loucas!
Capitalismo holandês: você tem duas vacas, porém elas não gostam de touros, vivem juntas e tudo bem!
Capitalismo alemão: você tem duas vacas que produzem leite da melhor qualidade e na hora certa, na quantidade exata, e caso isso não ocorra elas são executadas, mas na verdade eles queriam é criar porcos para fazer salsichas!
Capitalismo russo: você tem duas vacas, ou melhor 15, ou melhor 18, não, na verdade são 22, não... você para de contar e abre uma garrafa de vodka e pronto!
Capitalismo suíço: você não tem vaca, mas cobra para guardar as vacas dos outros e ainda produz o melhor chocolate ao leite do mundo!
Capitalismo cubano: você tem duas vacas, uma é estatizada e outra foge para Miami!
Capitalismo chinês: você tem duas vacas pirateadas e tem 300 chineses tirando leite em regime de trabalho escravo!
Capitalismo indiano: você tem dois milhões de vacas, mas não pode tirar leite porque elas são sagradas!
Capitalismo brasileiro: você tem duas vacas, inscreve uma no Bolsa Família, outra no Fome Zero e passa a viver de renda!
(Texto de Carlos A. Tripolli)