08 janeiro 2015

Compositor Automático

- Você viu essa novidade dos estudantes do MIT?
- O que é MIT?
- Santa ignorância. É Massachussets Institute of Technology, uma das universidades mais importantes do mundo. Eles desenvolveram um aplicativo que cria instantaneamente músicas para tocar no Carnaval e nos programas de auditório da TV.
- Isso não é possível.
- É possível e simples. Basta baixar o aplicativo, digitar umas palavras e deixar a ferramenta fazer o resto.
- Você testou?
- Claro, e com palavras bem difíceis para ver se funcionava. As escolhidas foram: prolegômenos, exegeta, compostura, otorrino, baço.
- As duas primeiras eu nem sei o que significam.
- Eu sempre alimento seu vocabulário, não é mesmo? Vamos lá. Definições do Houaiss. Prolegômeno: "amplo texto introdutório que contém as noções preliminares necessárias à compreensão de um livro; introdução, prefácio". Exegeta, que se pronuncia como se o x fosse um z: "indivíduo que realiza exegese; comentarista, intérprete", um profundo conhecedor.
- Por que você escolheu essas palavras?
- Você queria alguma lógica nessa brincadeira?
- Tem razão. Qual foi o resultado?
- Ouça você mesmo:

"Estica o braço,
Põe a mão na cintura.
Sinta o
baço,
Esqueça a compostura.
Descendo, descendo, descendo, descendo até o chão.
Deixa de
prolegômenos e bate na palma da mão.
Descendo, descendo, descendo, descendo até o chão.
Vá ao
otorrino prá salvar o ouvidão.
Olha eu aqui, olha eu aqui.
Sou o
exegeta da sua carrapeta.
Olha eu aqui, olha eu aqui.
Sou o exegeta da sua carrapeta.
Sei que vai, sei que vem.
É gostoso, vem também.
Tira o pé do chão"

- Acho que ficou bom. Só não entendi a história da carrapeta.
- É que deve haver uma trava para rimas óbvias com palavrões.
- Não entendi... Ou melhor, entendi.