11 setembro 2016

Goleada

A palavra goleada, no futebol, significa uma grande quantidade de gols marcados por uma equipe numa só partida, contra nenhum ou poucos gols da equipe adversária.
A maior goleada registrada na história do futebol aconteceu em jogo válido pela primeira divisão do Campeonato de Madagascar de 2002, na África. Na oportunidade, a equipe do AS Adema venceu o Stade Olympique L’Emyrne (SOE), campeão nacional um ano antes, pelo incrível placar de 149 a 0.
De acordo com agências internacionais, o que aconteceu na época foi que o time do SOE fez um protesto devido a erros de arbitragem que prejudicaram a equipe no campeonato. A pedido do técnico, Ratsimandresy Ratsarazaka, os jogadores, incessantemente, começaram a fazer gols contra a própria baliza. A cada reinício de jogo, a cena se repetia, até chegar à absurda conta de 149 gols no jogo.
Todavia, a petulância de Ratsarazaka acabou gerando uma consequência não agradável ao Stade Olympique. Logo após o jogo, a Federação Malgaxe de Futebol puniu o treinador com uma suspensão de três anos. Já os atletas Mamisoa Razafindrakoto, Manitranirina Andrianiaina, Nicolas Rakotoarimanana e Dominique Rakotonandrasana também foram suspensos, só que apenas até o fim da temporada.
Mesmo sendo um recorde mundial em partidas de primeira divisão, a FIFA considera o resultado dúbio, devido as circunstâncias em que o placar foi construído.