13 novembro 2016

A Maratonista

Ela não brilhou em uma Olimpíada, não tem a fama de uma superatleta e nem é bajulada por patrocinadores. Mas Harriette Thompson escreveu seu nome na história com um recorde tão respeitado quanto às marcas mais populares: aos 92 anos e 65 dias, ela se tornou a mulher mais velha a terminar uma maratona.
O feito aconteceu em junho do ano passado, em San Diego (EUA). Harriette completou a Rock'n Roll Marathon em 7h24min36seg. Superou, assim, o recorde anterior que pertencia a Gladys Burrill, que tinha 92 anos e 19 dias quando completou sua última maratona, em 2010.
Não bastassem os 42.195 metros da maratona, Harriette ainda teve que superar obstáculos pessoais para terminar a prova. Cinco meses antes, ela havia perdido o marido, Sydnor, vítima de um câncer no pâncreas. E ela mesma precisou suportar durante a corrida as feridas em uma de suas pernas causadas pelo tratamento com radiação. Harriette já venceu duas vezes o câncer.
"É sempre difícil, mas este ano foi um ano muito difícil para mim. Como fiquei acompanhando meu marido, já que ele estava muito doente, e depois tive esse problema na perna, não pude treinar direito. Fiquei realmente muito emocionada por conseguir terminar a prova", desabafou ela.
Assim que completou o desafio em 2015, ela afirmou que planejava voltar à mesma prova neste ano. No entanto, as dores e a infecção em sua perna pioraram, e no primeiro semestre ela mal conseguiu correr. Para piorar a situação, a norte-americana ainda foi diagnosticada com um tumor maligno na região da boca.
Engana-se, contudo, quem imagina que isso abalou essa corredora que começou no esporte aos 70 anos, depois de uma carreira como pianista clássica.
"Espero me curar desse problema e aproveitar os meses seguintes para me preparar para a próxima maratona. Esse é meu grande objetivo. Estou mantendo uma atitude positiva, porque essa é a única maneira." Palavras da maratonista mais velha do mundo.
#